Olá, internauta!
Aposto que você já ouviu esta palavra em algum lugar antes de chegar até este blog... mas o que será que é isso? Um jogo de baralho? Um método de advinhação?
O Tarô é um oráculo, uma ferramenta para aconselhamento.
Sem rodeios, uma forma de auto-conhecimento e de previsão - mas não é àquela coisa que promete amor de volta em 3 dias, ou de "olha, vai aparecer seu príncipe daqui a um mês, loiro e num cavalo alado(???)", mas vai além, traçando perspectivas a respeito de determinado assunto, verificando a concretização - ou não - de projetos, analisando como andam vários campos de sua vida, etc...
Agora, didaticamente, e de forma mega resumida, comecemos pelo significado desta palavra. Alguns estudiosos o atribuem a palavra egípcia Ta-rosh (= caminho real), outros ao deus Toth; há quem diga que deriva do termo Torah , “o livro da lei” em uma doutrina hebraica ou ainda do termo tar, de origem cigana, designando um baralho de cartas.
Mas o mais “aceito” no meio tarológico, é a derivação da palavra Tarocco– nome de um jogo de cartas requintado, utilizado amplamente na Europa -jogos de azar... em inglês ou francês, temos o Tarot, e em Português, já sabe como ficou, não é?
E do que é feito? Hoje, em papel, das mais variadas texturas, mas já foi fabricado até mesmo de madeira!
Antigamente, as cartas eram pintadas à mão... um dos baralhos mais antigos e requintados até hoje é o de Visconti-Sforza – suas 22 cartas foram pintadas no século XIV,e continha detalhes folheados a ouro!
Quanto à estrutura do Tarô, variou muito entre seus “criadores”, e existem diferenças entre vários "modelos" desde seu primeiro registro histórico até os dias atuais...
Mas a estrutura “tradicional” é a composta por 22 cartas chamadas Arcanos Maiores e mais 56 cartas, que representam os Arcanos Menores e as Figuras da Côrte.
Bem, quanto a suposições históricas, num próximo post... ok?
O importante é que, mesmo após tanto tempo, perseguições, modismos, desinformação e blábláblá, o Tarô sobreviveu às mais diversas formas de hipocrisia, e está aí, para auxiliar a quem o buscar com sinceridade, para o desenvolvimento próprio e do outro!
Bjs e até breve!
Anita La Fey
Olá Pagã!
ResponderExcluirpassando para deixar meus parabéns pelo bonito blog que oferece informações variadas de uma forma divertida, simples e didática!
Beijo do Herege.